O que é Educação Financeira, por Robert Kiyosaki?
Educação financeira é um tema amplo e pode ser interpretado de diversas formas. Para alguns, é ensinar como economizar dinheiro, manter um orçamento equilibrado e usar cartões de crédito de forma responsável. Já para outros, é ensinar como investir e gerenciar investimentos. O fato é que a educação financeira é pouco abordada nas escolas. Uma forma de incluir essa educação seria seguindo o plano proposto pelo autor Robert Kiyosaki em seu livro Pai Rico Pai Pobre, com 15 lições.
Lição 1: A história do dinheiro
A primeira lição seria entender a história do dinheiro e como ele evoluiu ao longo dos anos, desde as trocas simples até os investimentos complexos. Entender como o dinheiro funciona é fundamental para enriquecer.
Se você quiser saber mais sobre como a história do dinheiro está afetando sua vida, confira este post.
Lição 2 – Compreendendo sua demonstração financeira pessoal
O banqueiro nunca pede para ver seu boletim. Um banqueiro quer ver sua demonstração financeira.
Um dos elementos fundamentais da alfabetização financeira é entender como ler e entender uma demonstração financeira pessoal.
Clique aqui para saber mais sobre as demonstrações financeiras pessoais e como começar a usá-las hoje.
Lição 3: Conheça a diferença entre um ativo e um passivo
Uma razão pela qual muitas pessoas estão com problemas financeiros é porque confundem passivos com ativos. Por exemplo, muitas pessoas pensam que sua casa é um ativo quando é realmente um passivo. Uma definição simples de um ativo é qualquer coisa que coloca dinheiro no seu bolso. Uma definição simples de um passivo é qualquer coisa que tira dinheiro do seu bolso.
Lição 4: Buscar fluxo de caixa, e depois ganhos de capital
O que são ganhos de capital?
No setor imobiliário, digamos que você compre uma casa unifamiliar por US $ 100.000. Você faz alguns reparos e melhorias na propriedade e a vende por US $ 140.000. Seu lucro é denominado “ganhos de capital”. Sempre que você vende um ativo ou investimento e ganha dinheiro, seu lucro é ganho de capital. Obviamente, também existem perdas de capital (que ocorrem quando você perde dinheiro com uma venda).
O mesmo conceito é válido fora do setor imobiliário. Se você compra uma ação por US $ 20 e a vende quando o preço da ação sobe para US $ 30, também é um ganho de capital.
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é realizado quando você compra um investimento e o mantém, e todo mês, trimestre ou ano esse investimento lhe devolve dinheiro. Os investidores em fluxo de caixa, diferentemente dos investidores em ganhos de capital, normalmente não desejam vender seus investimentos porque desejam continuar coletando a renda regular do fluxo de caixa. Se você ainda não conhece o meu lema, o fluxo de caixa é a rainha!
Se você comprar uma ação que paga um dividendo, desde que seja a sua proprietária, ela gerará dinheiro na forma de um dividendo. Isso é chamado de fluxo de caixa. Para o fluxo de caixa no setor imobiliário, você pode comprar uma casa unifamiliar e, em vez de consertá-la e vendê-la, alugá-la. Todo mês você cobra o aluguel e paga as despesas, incluindo a hipoteca. Se você o comprou por um bom preço e administra bem a propriedade, receberá um lucro ou um fluxo de caixa positivo.
O investidor em fluxo de caixa não está tão preocupado quanto o investidor em ganhos de capital, quer os mercados subam um dia ou desçam no dia seguinte. O investidor em fluxo de caixa está olhando para as tendências de longo prazo e não é afetado por altos e baixos do mercado de curto prazo – que posição ótima para se estar!
A vantagem do fluxo de caixa versus investimentos em ganhos de capital
A melhor coisa sobre o fluxo de caixa é que é dinheiro fluindo para o seu bolso continuamente – esteja você trabalhando ou não. Você pode estar no campo de golfe, navegando em todo o mundo, assistindo Neflix em seus pijamas ou construindo um negócio, e seu dinheiro está ocupado trabalhando para você. E, geralmente, o investimento em fluxo de caixa é baseado em fundamentos que não são tão suscetíveis a oscilações do mercado como os investimentos em ganhos de capital, o que significa que, mesmo em tempos difíceis, o dinheiro ainda flui para seus bolsos.
Além disso, o fluxo de caixa é conhecido como renda passiva, que é o menor tipo de renda tributada. Esse nem sempre é o caso dos impostos sobre ganhos de capital, que variam dependendo do tipo de ativo em que você investiu e há quanto tempo você é o proprietário. Em alguns casos, os impostos podem ser muito altos.
Lição 5: Três tipos de renda
Nem todo mundo ganha dinheiro com um salário. De fato, existem três tipos de renda: renda obtida, rendimento da carteira e renda passiva.
Se você tem um emprego e recebe um salário, ganha dinheiro com a renda obtida. Se você ganha dinheiro com a venda de ganhos de capital, ganha com a receita do portfólio. O terceiro tipo de renda, passivo, é quando você ganha dinheiro, independentemente de trabalhar ou não.
Lição 6: O quadrante do fluxo de caixa
Segundo o livro pai rico pai pobre, existem dois tipos de pessoas, aquelas que vêem o mundo através dos dois lados diferentes do quadrante de fluxo de caixa.
O lado esquerdo do quadrante do fluxo de caixa
No lado esquerdo do quadrante estão Es e Ss. Eles pagam mais impostos e trocam seu tempo por dinheiro. E cada um tem uma mentalidade diferente.
E é para empregado
No final das contas, o mais importante para os funcionários é a segurança. Meu pobre pai foi um empregado a vida inteira e não desejava nada além de segurança. Por isso, ele não conseguia entender por que eu gostaria de ser proprietário e investidor de empresas. Para ele, não havia nada mais arriscado do que isso.
Como os funcionários evitam os riscos, eles não veem a necessidade de aprender sobre dinheiro ou como ele funciona. Para eles, a educação é aprender as habilidades necessárias para conseguir um emprego estável e bem remunerado, com grandes benefícios. Assim, por que meu pobre pai adorava trabalhar para o Estado do Havaí.
Quando os funcionários precisam de mais dinheiro, procuram um emprego que pague mais.
S é para trabalhadores independentes
As pessoas no quadrante independente não são bons funcionários e geralmente têm a atitude de que ninguém pode fazer isso melhor do que elas. Embora eles ainda gostem da idéia de segurança, eles têm uma maior tolerância a riscos e, portanto, não se importam em trabalhar por si mesmos. De fato, eles gostam dessa maneira porque se sentem no controle de seu futuro.
As pessoas no quadrante S são médicos, advogados, dentistas, contadores e outras empresas e consultores baseados em serviços. Eles têm padrões muito altos para o seu trabalho e, por isso, têm dificuldade em delegar a outras pessoas. Novamente, eles não gostam de contratar funcionários porque ninguém faz isso melhor do que eles. Como resultado, eles só ganham dinheiro quando estão trabalhando. Isso significa que eles não possuem um negócio, eles possuem um emprego.
Quando os trabalhadores independentes precisam de mais dinheiro, procuram mais horas que podem faturar.
B significa Proprietário da empresa
Ao contrário dos do Quadrante S, os empresários não têm emprego. Eles possuem um sistema ou produto que ganha dinheiro mesmo quando não está trabalhando. Como eles sabem que não podem ter sucesso por conta própria, os proprietários de empresas procuram contratar pessoas especializadas em habilidades necessárias para a empresa e contratam aqueles que têm mais talento e habilidade do que eles. Eles procuram delegar o máximo possível, não guardam todo o trabalho para si. Os melhores empresários sabem que podem deixar a empresa por um ano e voltar a encontrá-la ainda lucrativa e funcionando melhor do que a deixaram.
Os proprietários de empresas são frequentemente vistos como tomadores de risco, mas, da perspectiva de um proprietário de empresa, ser empregado é mais arriscado porque os funcionários não têm controle. Um proprietário da empresa pode tomar a decisão de fazer demissões ou demitir um funcionário, mas ninguém pode tirar a empresa do proprietário da empresa. E quando a economia sofre uma queda, o proprietário da empresa tem mais controle para fazer com que a empresa funcione e sobreviva.
Quando os empresários precisam de mais dinheiro, eles criam um novo produto ou criam ou adquirem um novo sistema que produz dinheiro.
Eu defendo Investidor
Os investidores têm a maior educação financeira de qualquer pessoa no quadrante do fluxo de caixa. Eles são hábeis em encontrar ativos que fornecem renda estável na forma de fluxo de caixa e costumam usar o dinheiro de outras pessoas (OPM) para atingir esses ativos. Eles então usam a renda desses ativos para adquirir ainda mais ativos, aumentando sua riqueza com essa velocidade do dinheiro. Eles desfrutam o máximo de benefícios fiscais, não precisam trabalhar se quiserem e não precisam lidar com o gerenciamento de funcionários. As pessoas mais ricas do mundo são investidores e, como princípio geral, 70% de sua renda provém de investimentos com os outros 30% compostos por salários.
Quando os investidores precisam de mais dinheiro, procuram uma oportunidade de adquirir um ativo que produza mais renda passiva.
Lição 7: Poupadores são perdedores
Em 1971, o ex-presidente Nixon dos Estados Unidos, mudou as regras do dinheiro. Naquele ano, ele fechou a janela de ouro transformando instantaneamente nosso dólar (que era lastreado em ouro) em moeda. Essa foi uma das mudanças monetárias mais importantes que aconteceram na história moderna, mas poucas pessoas entendem o porquê.
A razão pela qual os poupadores são perdedores é por causa dessa alteração. O valor do dólar continua a perder seu valor por causa da inflação. Basicamente, o que seu dinheiro pode comprar no futuro é menor do que pode comprar agora.
Lição 8: Seu número de riqueza
A verdadeira riqueza não é determinada pelo seu patrimônio líquido ou pelo tamanho da sua conta bancária. A verdadeira riqueza é determinada pelo seu número de riqueza.
Se você parasse de trabalhar hoje, quanto tempo você conseguiria sobreviver?
Como discutimos acima, se você está ganhando dinheiro com renda passiva e é mais do que gasta todos os meses, possui um número infinito de riqueza.
Lição 9: Saiba como medir a força de um ativo
Para alcançar a riqueza, é importante compreender as diferentes classes de ativos disponíveis: comercial, imobiliário, de papel e de commodities. É importante estudar cada uma dessas classes e escolher a que melhor se adequa aos seus objetivos e habilidades. Aperfeiçoar-se em um determinado tipo de ativo é essencial.
O mundo dos investimentos oferece muitas oportunidades, mas a questão é saber identificar quais são as melhores. Uma boa educação financeira inclui a capacidade de avaliar se um ativo é forte ou fraco. Isso pode ser feito analisando vários aspectos de um ativo, tais como: equipe, liderança, missão, fluxo de caixa, comunicação, sistemas, jurídico e produto.
Lição 10: Saiba como escolher pessoas boas
Os parceiros são cruciais para o sucesso dos negócios . Segundo Robert Kiyosaki: “A melhor maneira de conhecer um bom parceiro é ter um parceiro ruim”. Você precisa aprender com cada interação. Um bom negócio pode explodir se você tiver um parceiro ruim. Portanto, escolher bem os parceiros e os membros da equipe é crucial.
Lição 11: Saiba quando focar e quando diversificar
Idealmente, você deseja de diversificar seus investimentos, mas deve se concentrar em se tornar um especialista em uma de cada vez. Um velho ditado é que, se você tentar agradar a todos, não agradará ninguém. O mesmo poderia ser dito para investir.
Lição 12: Minimize seu risco de investimento
Nos investimentos e nos negócios, sempre há um elemento de risco. Um investidor inteligente sabe como minimizar o risco por meio de hedge. Existem várias maneiras de fazer isso em cada classe de ativo. Estude maneiras de minimizar o risco na classe de ativos escolhida.
Lição 13: Ganhe mais dinheiro com impostos
Em questão de dinheiro: “Não se trata de quanto você ganha, mas de quanto você guarda”. Os impostos são sua maior despesa. É por isso que é importante para sua educação financeira entender como você pode limitar melhor essa despesa.
Lição 14: O bom, o ruim e a verdade sobre dívidas
Como muitos de vocês sabem, há uma dívida boa e uma dívida ruim . A chave para usar a dívida é saber como pedir emprestado sabiamente e como devolver o dinheiro. Sem um plano sólido para pagar a dívida, em breve você não terá credibilidade. Uma sólida educação financeira incluirá o entendimento da dívida e como pagá-la.
Lição 15: Saiba como sua riqueza é roubada
Há quatro coisas que roubam sua riqueza: impostos, dívidas, inflação e aposentadoria. Uma educação financeira adequada enfatizará a compreensão de como usar essas forças de roubo de riqueza para ganhar dinheiro, em vez de perdê-lo.
Não deixe que esses ladrões roubem seu dinheiro. Pare com eles aqui!
Lição 16: Saiba como cometer erros
É impossível aprender sem cometer erros ao longo do caminho. A chave é aprender as lições desses erros, é não deixá-los tirar você do jogo. Veja o fracasso como uma oportunidade de aprendizado.
Seu próximo passo em direção à educação financeira
Não importa qual caminho você seguir. O importante é que você comece!
Estes foram as lições sobre Educação Financeiro, segundo Robert Kiyosaki.
Espero que tenha gostado! Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários!
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários