Descubra seu caminho para a liberdade financeira....

Descubra seu caminho para a liberdade financeira....

Entre agora no nosso grupo de WhatsApp exclusivo e baixe nossas incríveis planilhas financeiras GRÁTIS!

Entrar no Grupo do Whatsapp* Abra o link pelo seu Celular ou pelo Whatsapp Web

7 lições de Jakob Fugger, o homem mais rico de todos os tempos

7 lições de Jakob Fugger, o homem mais rico de todos os tempos

Jakob Fugger foi um famoso banqueiro, comerciante e empresário alemão que viveu no final do século XV e início do século XVI. Ele nasceu em 1459 na cidade de Augsburg, na Baviera, Alemanha, e faleceu em 1525 em Rottweil, na região de Baden-Württemberg.

Fugger era o filho mais jovem de uma família de comerciantes e cresceu aprendendo as atividades comerciais e bancárias do pai e do irmão mais velho. Quando o irmão mais velho faleceu em 1498, Fugger assumiu a liderança dos negócios da família e expandiu seus empreendimentos para vários países da Europa, incluindo Espanha, Itália, Suíça, Polônia e Países Baixos.

Fugger tornou-se famoso por suas habilidades como banqueiro, fornecendo empréstimos para papas, imperadores e reis europeus, além de financiar expedições e projetos comerciais. Ele também investiu em minas de prata e cobre na Europa Central, tornando-se um dos homens mais ricos da época.

Além de seus empreendimentos comerciais, Fugger era conhecido por sua generosidade e filantropia. Ele patrocinou várias instituições de caridade e de ensino, incluindo hospitais e escolas, e foi um grande defensor da Igreja Católica.

Jakob Fugger é considerado um dos maiores empresários da história, cujo império financeiro e comercial influenciou a economia da Europa durante séculos. Ele foi retratado em várias obras de arte, incluindo um retrato por Albrecht Dürer.

Jakob Fugger tinha uma fortuna estimada em 400 Bilhões de dólares convertendo para o dinheiro atual, no momento da sua morte em 1525. Na época, isto equivalia a 2% do PIB (Produto Interno Bruto) da Europa.

Aqui estão alguns segredos dele:

1) Invista quando os outros estão com medo

Fugger fez dois grandes investimentos que asseguraram a sua fortuna. A primeira foi quando ele bancou o arquiduque Sigismundo, da Áustria, quando parecia que Veneza iria assumir o ducado. Os banqueiros habituais dos duques se recusaram a financiá-lo. Fugger se adiantou e ofereceu tudo o que ele, seus amigos e familiares poderiam reunir. O duque se estabeleceu com Veneza. Em troca de seu apoio, Fugger ficou com a concessão da maior mina de prata do mundo.

Fugger também investiu em minas de cobre húngaras quando outros temiam uma invasão turca. Indo contramão, ele fechou o negócio de cobre, assim como o negócio de prata. Os turcos finalmente chegaram, mas somente após a sua morte.

2) Seja indispensável

Muito grande para falir não é uma invenção moderna. Fugger tinha algo que sabia que seus mutuários não poderiam viver sem, a capacidade de juntar grandes somas em um instante. Os mutuários não gostavam nem de Fugger nem de seus termos. Mas eles não poderiam viver sem ele.

3) Saiba dos Fatos

Fugger entendia o valor da informação. Ele criou o primeiro serviço de notícias do mundo e usou para descobrir os eventos que mudam o mercado antes dos outros.

O imperador Maximiliano disse, uma certa vez, ao banqueiro que Henrique VII, rei da Inglaterra, havia lhe enviado ouro como garantia de um empréstimo para combater os franceses. Fugger recusou o acordo porque seus espiões na Inglaterra disseram que os navios nunca saíram do porto.

4) Conheça os números

Os italianos inventaram a contabilidade de dupla entrada. Fugger foi um dos primeiros a usá-lo. Ele avançou na criação, criando um balanço consolidado para seus muitos negócios. Ele também foi o primeiro a enviar auditores para verificar as atividades da filial. Seus livros mostram rabiscos, fazendo perguntas sobre despesa específicos.

5) Estude bastante

Fugger passou vários anos como aprendiz em Veneza, a capital dos negócios na época. Ele ganhou conhecimento, experiência e contatos que serviram para ele para o resto da sua vida.

6) Tenha calma

Um bispo austríaco era um dos maiores depositantes em seu banco. Quando o bispo morreu em 1509, o Papa exigiu que Fugger pagasse imediatamente o dinheiro à igreja. O dinheiro de Fugger estava envolvido nos projetos de mineração e ele não tinha liquidez para atender o Papa. Os rumores da falta de liquidez teriam arruinado ele. Em vez de ficar parado, ele calmamente, gastou muito dinheiro para fazer parecer que tinha muito dinheiro ainda. Isso lhe deu tempo para negociar silenciosamente o acordo que o salvou.

7) Ajude as pessoas

Fugger é mais conhecido como o criador do Fuggerei, o primeiro projeto habitacional acessível do mundo. Ele achava que quem trabalhava merecia ter um teto sobre a cabeça. O aluguel chegou a um quarto da taxa de mercado. O Fuggerei permanece em operação até hoje e é a maior atração turística em sua cidade natal, Augsburg na Alemanha.

Espero que tenha gostado! Acompanhe mais artigos do Investidor Top!

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar com especialista.
💬 Como estão seus investimentos?
Olá! Quer ajuda de um especialista para melhorar os rendimentos e diminuir os riscos dos seus investimentos?