Qual a diferença entre ações ON e PN? Qual escolher?
A diferença entre ações ON e PN é uma dúvida muito freqüente entre os investidores, principalmente entre os iniciantes.
Veja neste artigo tudo o que você precisa saber sobre ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) e qual escolher na hora de investir.
Boa leitura!
O que são ações ordinárias (ON)?
Ações ordinárias são ações que oferecem o benefício do voto em assembléia geral de acionistas. Ou seja, te dá o direito a participar nas decisões da assembléia. Porém, para poder ter peso nas votações você precisaria de uma quantidade significativa de ações da companhia.
No mercado, a ação ordinária é reconhecida pelo sufixo 3 nos seus códigos, por exemplo, PETR3, VALE3 e ITUB3.
Quais são as vantagens e desvantagens das ações ordinárias?
As vantagens são:
– Você pode contribuir diretamente para o rumo da companhia.
– Os papéis ordinários possuem tag along, ou seja, caso a empresa seja vendida, o acionista tem o direito de receber, pelo menos, 80% do valor recebido pelo acionista controlador.
As desvantagens são:
– Os acionistas que possuem ações ordinárias não possuem prioridade no recebimento dos dividendos e juros sobre capital próprio.
– Em caso de liquidação, somente as ações preferenciais tem preferência nas restituições. Ou seja, em caso de falência, pode acontecer de o acionista com ações ON acabar sem nada.
O que são ações preferenciais (PN)?
As ações preferenciais, como nome diz, são ações que dão ao acionista a preferência sobre o pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio.
Elas são identificadas pelo úmero 4 na sigla da empresa. Por exemplo, PETR4, VALE4 e ITUB4.
Quais são as vantagens e desvantagens das ações preferenciais?
As vantagens são:
– Tem garantia de preferência no recebimento dos dividendos.
– Em caso de falência, os acionistas têm preferência no recebimento.
As desvantagens são:
– As ações preferenciais não dão direito a voto nas assembléias. Ou seja, você não tem direito de opinar sobre o rumo da empresa.
– Os acionistas não possuem direito ao tag along. Ou seja, caso a empresa seja vendida pode acabar se saindo prejudicado.
O que é unit?
A unit, representa um pacote ações, que é composto por ações preferenciais e ordinárias. Elas são identificadas pelo número 11 no seu código. A composição de cada unit vai depender da estrutura de capital da empresa.
Cada unit apresenta vantagens e desvantagens das ações preferenciais e ordinárias, ou seja, o investidor que investe na unit tem preferência no recebimento dos proventos e tem direito a voto nas assembleias. O usufruto de ambos estará limitado a participação de cada papel na unit.
Conclusão: Qual escolher?
Se a empresa tem ações ON e PN sendo negociadas na bolsa, eu prefiro as ações ON, pois possuem tag along, ou seja, quando a empresa sofre uma mudança acionária, as ações ON tendem a se valorizar e as ações PN tendem a se desvalorizar.
Porém, algumas empresas em que as ações ordinárias não tem liquidez, neste caso é melhor escolher as ações preferenciais.
Qual escolher vai depender também muito do seu objetivo. Por exemplo, caso você queira participar das assembleias e participar nas decisões da empresa você deve escolher as ações ordinárias.
Espero que tenha gostado deste artigo sobre a diferença entre ações ON e PN.
Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários. Obrigado!
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários