8 Estratégias para cortar gastos e ter mais dinheiro
Você está preparado para Crises Financeiras? Estar preparado cortando gastos é e melhor forma de não ser atingido pela crise. Pesando nisso, preparei este artigo sobre formas de cortar gastos e ter mais dinheiro para investir.
1. Antes de gastar separe um dinheiro
É muito difícil quando você recebe seu salário e já está todo empregado. Portanto, assim que você receber seu dinheiro, separe uma porcentagem.
Mas o que fazer com este dinheiro separado?
O ideal é que você forme o seu fundo de emergência.
O fundo de emergência serve para cobrir gastos com imprevistos, como por exemplo, acidente de carro ou doença. O dinheiro deste fundo deve ser investido, de preferência, em renda fixa com liquidez diária, como Tesouro Selic.
Especialistas recomendam separar 10% do seu salário, mas começar com uma quantidade menor já ajuda bastante.
Somente após formado o seu fundo de emergência (ideal entre 6 e 12 vezes do seu gasto mensal), você pode pensar em investimentos mais arrojados como ações, Fundo de Investimento Imobiliário ou ETFs.
2. Controle seus gastos
Todas as pessoas fazem um planejamento daquilo que irão gastar, umas de forma mais profissional e outras de forma mais amadora.
Tente fazer esse controle de gastos de forma profissional e detalhada, sabendo exatamente quanto e quando irá gastar e quanto poderá investir, entre outras coisas. Use uma planilha ou aplicativo para anotar gastos.
Pode parecer uma coisa boba, mas anotar os gastos é uma das melhores formas de economizar dinheiro. Pode parecer difícil no início, conseguir registrar todos os gastos, mas depois de algum tempo você se acostumará e irá trazer vários benefícios.
Aproveite e baixe agora as planilhas do Investidor Top totalmente grátis para te ajudar a controlar seus gastos.
3. Planeje seus momentos de lazer
Gastos com lazer é onde a maioria das vezes acontece o descontrole. Por isso, você deve planejar as ocasiões que você quer jantar fora, ver um cinema ou viajar.
O ideal é você estipular um gasto mensal para lazer e não ultrapassar este limite. Especialistas recomendam que não ultrapasse 10% do seu salário.
4. Cuidado com o crédito
Uma coisa muito importante também é o uso excessivo do crédito que a maioria dos brasileiros utiliza no dia a dia, como o cheque especial e o cartão de crédito. Os juros de empréstimos no Brasil são muito altos.
Utilizar muito este crédito pode levar ao descontrole e consequentemente te trazer grandes prejuízos.
Na medida do possível evite usar o crédito e prefira comprar à vista.
5. Aprenda a investir
Os investimentos podem trazer benefícios no futuro, como qualidade de vida, tranquilidade, renda extra entre outros.
Mas, para poder investir você deve estudar. Utilize blogs, vídeos do youtube, livros e cursos para te ajudar na sua jornada como investidor.
Cuidado! Só adquira conhecimento de fontes confiáveis e fuja dos gurus do mercado, aquelas pessoas que acham que sabem se o mercado irá subir ou cair. Estude e tenha um senso crítico para não cair nestas armadilhas.
6. Aprenda a pensar mais no futuro e economize mais no presente
Como você se vê daqui 20 anos?
Você quer ter mais tempo livre, fazer coisas que gosta, poder viajar quando quiser, comprar a casa dos sonhos. Ou seja, queremos muitas coisas!
Aprenda a fazer sacrifícios agora para conseguir realizar seus sonhos no futuro.
7. Ganhe uma renda extra
Está precisando de uma renda extra? Saiba que tem várias formas de ter uma renda extra nos seus horários livres ou fins de semana.
8. Seja consciente
Muitas pessoas gastam por impulso, mas isso é um erro. É muito importante evitar compras por impulso. Antes de realizar uma compra analise se aquilo é de fato necessário.
Conclusão sobre estratégias para cortar gastos
Você viu neste artigo estratégias para cortar gastos e ter mais dinheiro.
Algumas dicas são mais importantes que outros, mas o ideal é que você siga as 8 dicas.
Espero que tenha gostado! Compartilhe nas Redes Sociais! Obrigado!
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários