Fundo de Emergência: tudo o que você precisa saber
Todo mundo deveria ter seu fundo de emergência. Saiba por que você precisa de economias de emergência, onde colocar o dinheiro e quanto você precisa.
Gerenciar seu orçamento pode ser estressante, especialmente se você tiver uma emergência inesperada. Felizmente, há uma maneira de você se preparar para isso.
Ao criar seu fundo de emergência, você pode estar preparado para pagar gastos inesperados sem precisar recorrer a dívidas de crédito, empréstimos familiares ou outras opções de empréstimos que criam estresse desnecessário.
Embora o fundo não resolva todos os seus problemas financeiros, ela é um ótimo começo para colocar suas finanças na direção certa.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o fundo de emergência.
Boa leitura!
O que é um fundo de emergência?
Antes de detalharmos exatamente o que é um fundo de emergência, vamos definir o que não é:
- Não é usado para compras planejadas, como uma casa, um carro novo, uma faculdade e assim por diante.
- Não é um valor igual para todos. Pode variar de acordo com o seu estilo de vida.
- Não precisa de um valor grande e inatingível. Pode começar pequeno.
Um fundo de emergência é o dinheiro que você reservou para uma eventual emergência. Ter um fundo dá a você uma tranqüilidade de saber que, se algo realmente terrível acontecer, como perder emprego, você pode lidar com este imprevisto e não se preocupar em como sobreviver financeiramente.
Qual deve ser o tamanho do fundo de emergência?
Embora o fundo de emergência varie de pessoa para pessoa, a maioria dos especialistas financeiros concorda que o fundo deve conter entre seis a doze meses de despesas mensais.
No entanto, você não precisa se preocupar em economizar de seis a doze meses de despesas da noite para o dia.
Construa um pequeno fundo de emergência primeiro
Iniciar um pequeno fundo de emergência é o primeiro passo para criar o seu fundo. Esse objetivo menor é muito mais fácil de alcançar e permite que você se sinta realizado quando atingir esse marco em suas finanças.
Depois de estabelecer o pequeno fundo, você pode lidar com as pequenas emergências da vida sem voltar a se endividar.
Isso permite que você se concentre em economizar dinheiro, em vez de voltar a se concentrar no pagamento de dívidas, devido a pequenas emergências.
Como determino o valor das minhas despesas mensais?
Algumas pessoas preferem que seu fundo de emergência consiga cobrir luxos, enquanto outras se apegam a um fundo mais básico que fornece dinheiro suficiente para pagar as contas.
Cabe a você decidir qual o número de despesa mensal você deseja usar, mas sugerimos que você escolha um número confortável que não faça você se sentir estressado, caso você precise repentinamente usar o fundo.
Espero que tenha gostado! Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários! Obrigado!
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários